top of page

Nossa História

Baseado nos Livros de Atas da Sociedade, em número de quatro, pode-se inferir o quadro histórico exposto abaixo, que resume um pouco da organização dos Imigrantes Italianos em várias entidades que culminaram hoje na SIB:

 

  1.  Em 02 de fevereiro de 1891, fundou-se a Sociedade Democratica Italiana de Auxílio Mútuo (Società Democratica de Mutuo Socorso);

  2. Em julho de 1900 surge o Circolo Musicale Carlos Gomes;

  3. Em maio de 1921 foram fundidas ambas entidades, surgindo a Sociedade Democrática e Círculo Musical Unidos;

  4. Em outubro de 1934 a entidade passa a chamar-se Sociedade Democrática Italiana de Bragança;

  5. Em junho de 1937, passa a chamar-se Casa D’Italia;

  6. Em outubro de 1942 é feita a ‘nacionalização’ da Casa, com a sua intervenção (nomeado interventor Benedito de Barros Camargo). Todo patrimônio é arrecadado e, em março de 1943 é destinado ao Aero Clube local;

  7. Em julho de 1951, passados os horrores da 2ª Guerra Mundial, uma assembleia geral extraordinária é realizada entre os que eram sócios da Casa D’Italia. É declarada nula a nacionalização e a intervenção e declarado retornado todo patrimônio da instituição;

  8. Em agosto de 1953 novo Estatuto é votado e dá-se a entidade o nome de Sociedade Democrática Italiana de Bragança Paulista, embora, nas atas ainda se adote o nome Casa D’Italia, como um nome ‘fantasia’.

  9. Em novembro de 1977 adota-se o nome de Sociedade Ítalo-Brasileira.

  10. Os atuais estatutos foram aprovados em assembleia geral realizada em 25 de outubro de 2005, registrados em 7 de maio de 2008.

Fato Antiga da Fachada.jpg
Fachada da SIB.jpg

A Sociedade Ítalo-Brasileira de Bragança Paulista, uma das mais antigas do país, fundada pelos imigrantes locais em 02 de fevereiro de 1891, com o nome de Società Democratica de Mutuo Socorso, após alguns anos de funcionamento, com a compra do terreno da Rua Coronel Leme, foram iniciadas as obras para a construção da sede própria, concluída graças às doações de seus sócios.

 

Como todas entidades congêneres, passou por momentos difíceis nos anos da 2ª Guerra Mundial, quando foi nacionalizada. Sua sede foi invadida e depredada e apenas em 1951 esta situação foi revertida, com o reinício das atividades e ato de desagravo promovido pelo município.

​

No período pós-guerra, tendo em vista a completa integração da colônia italiana à sociedade local, o escopo inicial de mútuo-socorro perdeu a razão de ser. A SIB acabou por transformar-se num clube de italianos e descendentes, mas em crise existencial.

Aos poucos, as atividades minguaram e a sede foi deixada em estado de abandono, sendo necessária a cessão do prédio, em aluguel ou convênios, a fim de mantê-lo com os mínimos recursos necessários.

​

Em novembro de 1.977 adota o nome de Sociedade Ítalo-Brasileira e tem seus Estatutos aprovados em Assembleia de 2.005.

Há cerca de uma década, a SIB passa por reestruturação, trabalho lento e difícil, quando seu estatuto foi reformado para adequar-se à atual legislação. Desde então, a sociedade passa por recuperação física e administrativa e vem se firmando como importante espaço cultural de nossa cidade.

​

Nossa sede, situada em um dos mais belos casarões da cidade, prédio centenário cuja fachada é tombada, sofreu várias reformas e ainda deverá passar por outras maiores.

​

Acreditamos que a vocação cultural é o caminho a ser trilhado pela SIB e para isso estamos trabalhando incessantemente a fim de que Bragança possa, num futuro próximo, contar com um espaço cultural de qualidade.

​

A Sociedade Ítalo-Brasileira de Bragança Paulista é entidade de Utilidade Pública, reconhecida pela Lei Municipal nº 3153 de 10 de março de 1.999.

​

A Sociedade Ítalo-Brasileira de Bragança Paulista é entidade de Utilidade Estadual, reconhecida pela Lei Estadual nº 15.638 de 23 de dezembro de 2014.

​

A Sociedade Ítalo-Brasileira de Bragança Paulista é entidade de Utilidade Pública, Federal reconhecida pela Portaria nº 1980 de 01 de dezembro de 2015.

bottom of page